Você não pode ficar sozinha, você não!



-  Mulher freela? Só  pode ser uma maluca prestes a se tornar uma anti-social!

Sim, pior que essa é  a percepção do senso comum. Que pode  não está tão errada assim, já que realmente existem as malucas que pensam que sendo freela nunca terão que trabalhar com outras pessoas.
Mas,não é preciso ir muito longe para provar que esta teoria é mentirosa:

O cliente vem sempre em primeiro lugar.


Os clientes são as primeiras pessoas que vão te  lembrar que você não, você não está sozinha.
E se você quer viver de freela, vai acabar pegando mais de um projeto ao mesmo tempo, isso é, mais de um cliente ao mesmo tempo. Se é freela novata,   vai notar  que em certas horas  seu cliente é como um chefe. Tá,tudo bem até seria um tipo especial de chefe que não te diz que horas deve  trabalhar e muito menos fica observando como seu trabalho está sendo feito, o que o interessa é ver pronto e ficar satisfeito.

Por outro lado, para ter esse chefe especial você precisa descobrir o que ele quer. O que siginifica  estar em contato através de e-mail, telefone ou pessoalmente , ter suas perguntas respondidas,  fazer entregas de material finalizado, enviar faturas. E isso tudo, já te tira de vez do limbo “anti-social” que muitas olhos gordos te colocam.
Suas contas são pagas graças a sua atenção e relacionamento com os clientes atuais e sua preocupação com os futuros clientes. Anti-social, você? Nunca! E tem mais...


As Perspectivas


Nossas Perspectivas são outro tipo de pessoa que precisamos lidar e isso inclui as pessoas que se encaixam no perfil de cliente ideal. Se você conhece alguém que se encaixe como um futuro cliente  e não é boba nem nada, é claro que vai querer manter uma ligação.  Vale a pena construir este relacionamento na chance de um dia, quem sabe, evoluir para um relacionamento freela/cliente. Lembre-se que a confiança é o porto seguro dos relacionamentos, e não seria diferente para clientes e freelas.
Mas  clientes e os futuros clientes não são as únicas pessoas que te acompanham, adivinha?



Somos Nozes!
Freelas precisam manter relacionamentos bacanudos com outros freelas. Você nunca sabe quando as coisas mudam e uma amiga sua pode crescer a ponto de precisar te contratar, além disso talvez você precise de um ensaio fotográfico e você não é uma fotógrafa, isso sempre acontece comigo. Então,não deixe de lado seus freelas conhecidos e nem o pessoal que trabalhou com você naquele primeiro estágio da sua vida, inevitavelmente eles estão familiarizados com você e com o seu trabalho e quem sabe, um dia aquela empresa que você ficou apenas alguns  meses pode precisar de um freela dessa vez.


Taí, você não pode se dar o luxo de se isolar do mundo. Se isolar as vezes é tentador? O que  achou do assunto?






Quem escreve?
Erika Yangg Erika Yangg (@erikayangg) é freela em tempo integral, trabalha com design e arte- ilustração há 6 anos. Nas horas vagas estuda Artes Plásticas/UEMG e criou o Mulheres Freela. - "Arte, poesia e amor me inspiram".

Um comentário:

  1. Isso ai! Falou tudo! Trabalho é algo que só existe quando compartilhado. É uma troca que exige atenção, comunicação, entendimento e paciência.

    ResponderExcluir

 
Mulheres Freela © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects