Está difícil arrumar cliente?

Às vezes bate uma dificuldade de arrumar clientes, é verdade, isso acontece com todo mundo. Você precisa se destacar para ser lembrada, imaginou? E não é fazendo auto-promoções exageradas para os mesmos amigos de sempre no facebook que vai resolver, muito menos  prospectar quando estiver “pra lá de Bagdá” na balada. Definitivamente, o caminho não é esse! Vamos ser mais profissionais?

Se destacar é ser reconhecida pelo o que você faz de melhor. É ter sua marca.
Não simplesmente ter seu logotipo, cartão de visita ou site. Estou falando sobre sua marca registrada, seu toque, o que a torna diferente, a impressão que você passa.
Claro que ter uma identidade visual é importante. Tão importante que vira assunto para um próximo post. Mas não é dessa marca que estou falando, vocês sabem, não é?

Em poucas palavras, sua marca registrada configura-se na memória de seus clientes quando pensam em você. Pode ser baseado em emoções, bem como fatos. Não vale simplesmente ser uma “boa designer”, “ boa tradutora” ou “ boa escritora”, isso não é suficiente e não a destaca na multidão. Procure por um detalhe que seria especificamente seu. Você é uma designer que entende exatamente o que os clientes querem? Você é uma escritora que sabe sintetizar idéias como ninguém? Uma tradutora organizada e pontual? É a mulher das idéias? É assim que agente descobre nossa marca registrada.

Ter sua marca pode significar a diferença entre ter ou não clientes. E aí você me pergunta: o que escolher para ser a tal marca registrada?




Como descobrir a sua marca

Admito; é difícil descobrir a sua própria marca. E, para completar, muita gente realmente não sabe ser diferente, muito menos interessante e acabam se  tornando parte de um universo genérico de pessoas.
Não seria diferente para nós, freelas.
Uma dica rápida para  descobrir se você tem os ingredientes necessários para definir  sua marca registrada, é pedir a vários de seus clientes uma definição sobre o que é trabalhar com você. Procure por termos positivos como:
  • Pontualidade
  • Originalidade
  • Criatividade
E  assim, você pode usar o que seus clientes já estão pensando a seu respeito para construir sua marca registrada.

Se esta tática não funcionar, pense sobre como você gostaria de ser lembrada.


Sua vez
Qual é a sua marca registrada? O que seus clientes sabem de você? 



  Quem escreve?
Erika Yangg Erika Yangg (@erikayangg) é freela em tempo integral, trabalha com design e arte- ilustração há 6 anos. Nas horas vagas estuda Artes Plásticas/UEMG e criou o Mulheres Freela. - "Arte, poesia e amor me inspiram".

4 comentários:

  1. Curti o post, amiga!!!
    Karina Macaron nao é freela mas curte freela, trabalha com engenharia mecanica (destino cruel) há 6 anos. Nas horas vagas sai com os amigos prum bar e criou o caos em sua casa. - "Faxina, beber, diversão me inspiram!!!"

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  2. Logo mais vou fazer um post do estilo " Faça network" e você e todas que não se manifestam muito, vão colocar uma manifestão pessoal desse tipo! Rsrsrs vai ser bem legal descobrir quem são as leitoras do Mulheres Freelas! E sei que tem mais engenheiras por aqui! Mas que sai criando o caos na própria casa, é mérito seu. Essa é sua marca? A marca registrada? rsrs

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  3. Oi Érika... amei o post... e adoro seu trabalho, sua criatividade, sua disponibilidade, gosto principalmente que quando a coisa aperta você é firme e aguenta o rojão até o fim... é parceira e pronto!!! acho que essa é sua marca!!! Será?

    Acertei? Diga aí...

    mil bjs

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  4. Gostei muito do post, bem bacana que faz pensar. Acredito que até agora não consegui definir qual é a minha marca?! Por gostar e ter aptidão para muitas coisas ou por achar que é muita coisa, ainda fico na dúvida.

    Mas, depois desse texto vou refletir mais.

    Abraços,
    Alessandra Adão

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