Às vezes bate uma dificuldade de arrumar clientes, é verdade, isso acontece com todo mundo. Você precisa se destacar para ser lembrada, imaginou? E não é fazendo auto-promoções exageradas para os mesmos amigos de sempre no facebook que vai resolver, muito menos prospectar quando estiver “pra lá de Bagdá” na balada. Definitivamente, o caminho não é esse! Vamos ser mais profissionais?
Se destacar é ser reconhecida pelo o que você faz de melhor. É ter sua marca.
Não simplesmente ter seu logotipo, cartão de visita ou site. Estou falando sobre sua marca registrada, seu toque, o que a torna diferente, a impressão que você passa.
Claro que ter uma identidade visual é importante. Tão importante que vira assunto para um próximo post. Mas não é dessa marca que estou falando, vocês sabem, não é?
Em poucas palavras, sua marca registrada configura-se na memória de seus clientes quando pensam em você. Pode ser baseado em emoções, bem como fatos. Não vale simplesmente ser uma “boa designer”, “ boa tradutora” ou “ boa escritora”, isso não é suficiente e não a destaca na multidão. Procure por um detalhe que seria especificamente seu. Você é uma designer que entende exatamente o que os clientes querem? Você é uma escritora que sabe sintetizar idéias como ninguém? Uma tradutora organizada e pontual? É a mulher das idéias? É assim que agente descobre nossa marca registrada.
Ter sua marca pode significar a diferença entre ter ou não clientes. E aí você me pergunta: o que escolher para ser a tal marca registrada?
Como descobrir a sua marca
Admito; é difícil descobrir a sua própria marca. E, para completar, muita gente realmente não sabe ser diferente, muito menos interessante e acabam se tornando parte de um universo genérico de pessoas.
Uma dica rápida para descobrir se você tem os ingredientes necessários para definir sua marca registrada, é pedir a vários de seus clientes uma definição sobre o que é trabalhar com você. Procure por termos positivos como:
- Pontualidade
- Originalidade
- Criatividade
E assim, você pode usar o que seus clientes já estão pensando a seu respeito para construir sua marca registrada.
Se esta tática não funcionar, pense sobre como você gostaria de ser lembrada.
Sua vez
Qual é a sua marca registrada? O que seus clientes sabem de você?
Quem escreve?
Erika Yangg (@erikayangg) é freela em tempo integral, trabalha com design e arte- ilustração há 6 anos. Nas horas vagas estuda Artes Plásticas/UEMG e criou o Mulheres Freela. - "Arte, poesia e amor me inspiram". |
Curti o post, amiga!!!
ResponderExcluirKarina Macaron nao é freela mas curte freela, trabalha com engenharia mecanica (destino cruel) há 6 anos. Nas horas vagas sai com os amigos prum bar e criou o caos em sua casa. - "Faxina, beber, diversão me inspiram!!!"
Logo mais vou fazer um post do estilo " Faça network" e você e todas que não se manifestam muito, vão colocar uma manifestão pessoal desse tipo! Rsrsrs vai ser bem legal descobrir quem são as leitoras do Mulheres Freelas! E sei que tem mais engenheiras por aqui! Mas que sai criando o caos na própria casa, é mérito seu. Essa é sua marca? A marca registrada? rsrs
ResponderExcluirOi Érika... amei o post... e adoro seu trabalho, sua criatividade, sua disponibilidade, gosto principalmente que quando a coisa aperta você é firme e aguenta o rojão até o fim... é parceira e pronto!!! acho que essa é sua marca!!! Será?
ResponderExcluirAcertei? Diga aí...
mil bjs
Gostei muito do post, bem bacana que faz pensar. Acredito que até agora não consegui definir qual é a minha marca?! Por gostar e ter aptidão para muitas coisas ou por achar que é muita coisa, ainda fico na dúvida.
ResponderExcluirMas, depois desse texto vou refletir mais.
Abraços,
Alessandra Adão